11 Dicas para uma Adoção Responsável de Pets





Olá pessoal, hoje eu vim aqui falar de um assunto muito legal e bem importante, sobre Adoção responsável de animais. E o que seria uma Adoção responsável? significa que você terá a guarda legal e responsabilidade sobre a vida de um animal. Você deverá cuidar, amar, respeitar sua característica físicas, seus hábitos e estar disposto a cuidar de seus descendentes caso tenha e Nunca abandonar seu amigo pet. Quando se fala em adotar, a grande maioria só pensa em cães e gatos, mas aves, peixes, coelhos, pequenos répteis, como tartarugas, jabutis e cobras, e alguns ferrets também fazem parte da lista de adoção.
Se você pretende adotar um animal, saiba que terá alguns pontos fundamentais para analisar antes de confirmar a adoção. Animal não é brinquedo, é uma vida, e você será responsável por essa vida por um bom tempo. Então aqui estão 11 passos para uma Posse Responsável.

1. Jamais adote um animal por impulso
As vezes nos empolgamos quando vemos na TV uma matéria sobre adoção ou por qualquer outro motivo e ficamos animados para ter um animal de estimação, mas não analisamos as circunstancias.

2. Animais vivem muito tempo e não são descartáveis
Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Cães e Gatos vivem mais ainda, então esteja disposto a cuidar dele por todo esse tempo.

3. Converse com todos os membros da família, um animal muda a vida de todos
Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Nenhum membro da casa onde esse animal viverá deve ter medo de animais ou até mesmo da espécie escolhida. As pessoas com alergias severas aos pelos devem optar por pets de pelo curto ou até mesmo sem pelo.

4. Informe-se sobre as peculiaridades do animal escolhido
Esteja ciente das características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico. Não é ideal que a pessoa tenha um animal de grande porte em um apartamento por exemplo, as chances de deixar esse animal estressado e incomodar os vizinhos é bem maior.

5. Cuide da Saúde física do Pet
Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6. De atenção e carinho a ele
Para Cães e Gatos são necessárias em média 2 horas por dia para realizar todos os cuidados básicos. Cães e gatos requerem muita atenção, precisam passear, tomar banho frequentemente e serem escovados. Além de ter a área em que vivem limpa em torno de duas vezes ao dia ou mais, precisam ter sua alimentação reposta várias vezes.

 7. Animal não é gente, ele precisa de cuidados específicos
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8. Não deixe seu animal solto pelas ruas principalmente no caso de cães.
Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

9. Identifique o animal com plaqueta
E se possível registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip)

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos.
Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

11. Adote um animal pelo qual se simpatizou.
 Não é pelo fato de ele não ter uma raça definida ou ter vindo de um abrigo que deve ser menos amado por você.

Agora que você analisou todas essas dicas e entendeu que você está disposto (a) a seguir esses passos, Está na hora de Adotar um Pet (heheheheehehehe). Que você faça uma boa escolha e seja muito feliz com seu novo amiguinho.

O post ficou um pouco longo mas espero que tenham gostado.
Beijos a Todos 


0 comentários:

Postar um comentário