Organização Financeira








Olá Meninas, tudo bem com vocês?

Hoje quero compartilhar um pouquinho de uma experiência que tive. Aos 17 anos precisei mudar de cidade para começar a faculdade, então depois que me mudei houve a necessidade de controlar as minhas contas, até então quem cuidava dessa parte era o meu pai por isso não tinha muita ideia de como me organiza.
Como tenho um pai que é Administrador, ele me ajudou a montar uma planilha simples no Excel pra eu me organizar e conseguir saber ao certo com o que estou gastando. Desde então uso essa planilha para me organizar e ela tem ajudado muito.
Me interessei pelo assunto então comecei a estudar um pouco sobre organização financeira e descobri algumas dicas que quero deixar aqui para vocês que se interessam pelo assunto e pretende dar uma ajustada nas suas contas.

Então aqui vai 5 dicas para começar a organizar seu orçamento pessoal

1 – Anote todos os seus gastos e os meios de pagamento. Não se esqueça de incluir gastos menores como lanches, cafezinho e outros. Faça isso diariamente, pois depois de alguns dias fica difícil lembrar aonde foi parar o dinheiro que estava na carteira. Isto pode ser feito em uma planilha de controle de gastos ou mesmo em softwares específicos de controle financeiro como o www.minhaseconomias.com.br ou http://financasfemininas.com.br/site/. Escolha a forma que você mais se adapte para controlar suas contas.

2 – Estabeleça prioridades para suas despesas, de forma que identifique facilmente itens supérfluos daqueles essenciais. Isto irá facilitar sua vida quando for necessário cortar gastos.

3 – Estabeleça limites de gastos para cada categoria de despesa e acompanhe ao menos semanalmente se os gastos estão evoluindo dentro do limite definido.

4 – Estabeleça metas de poupança para a realização de sonhos e também para ter uma reserva financeira destinada a cobrir imprevistos. Lembre-se que com dinheiro na mão para comprar à vista, muitas vezes é possível negociar preços melhores e ainda aproveitar oportunidades, sem contar a economia no pagamento de juros e impostos sobre o crédito.

         5 Planeje suas compras com antecedência. Por exemplo, ao comprar um carro, não se esqueça de avaliar o impacto das despesas extras como IPVA, seguro, manutenção e combustível em seu orçamento.

Espero que tenha ajudado vocês princesas. Um Beijo grande pra todas.
Lembrando que a planilha que eu uso para controlar minhas contas está disponível para Download.

Obrigada e Que Deus Abençoe  

0 comentários:

Postar um comentário